URGENTE: Filho de Biden vai a julgamento e pode ser preso
Hunter Biden, filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, começa a ser julgado por evasão fiscal nesta quinta-feira (5), na Califórnia.
Aos 54 anos, Hunter é acusado de não ter pago US$ 1,4 milhão, o equivalente a R$ 7,8 milhões, em impostos durante a última década, enquanto mantinha um estilo de vida luxuoso, com gastos em profissionais do sexo e dependência de drogas.
Inicialmente, ele se declarou inocente, com sua defesa argumentando que a sonegação foi resultado de um descuido em meio a uma vida desorganizada, marcada pelo vício em drogas e pelo trauma da morte de seu irmão, Beau Biden, em 2015, vítima de um câncer no cérebro.
Conforme seus advogados, Hunter quitou os impostos devidos, além das multas, e negociou um acordo com a Justiça para evitar a prisão, mas o acordo falhou no último minuto. Agora, ele tenta um novo entendimento.
No entanto, segundo a Associated Press, o advogado de defesa Abbe Lowell afirma que Hunter vai se declarar culpado.
Hunter Biden pode ser condenado a até 17 anos de prisão pelos crimes fiscais.
O julgamento começa com a seleção do júri, que deve durar até sexta-feira. As declarações iniciais estão previstas para a próxima segunda-feira.
Hunter já enfrentou outro julgamento este ano, no estado de Delaware, onde foi condenado por mentir sobre o uso de drogas ao tentar comprar uma arma de fogo, o que é considerado crime em algumas regiões dos Estados Unidos.
O caso expôs seu estilo de vida extravagante, a falência de seu casamento e seu uso intenso de crack.
Sob pressão do Partido Republicano, promotores avaliam se o filho do presidente está recebendo tratamento diferenciado. No entanto, a retirada de Joe Biden da corrida pela reeleição diminuiu o foco sobre a polêmica envolvendo seu filho.
Advogado formado por Yale e agora pintor, Hunter Biden vive em Malibu e afirma ter abandonado o álcool e as drogas desde 2019.
- Fonte: Jornal da Cidade Online