Elon Musk avança e revela ordem de Moraes contra famoso cantor
O empresário Elon Musk trouxe a público, através do perfil *Alexandre Files*, uma ordem emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para o bloqueio das redes sociais do famoso cantor gospel Davi Sacer.
A divulgação ocorreu na tarde desta sexta-feira, 6.
O JCO obteve detalhes dessa publicação com a ajuda de um colaborador que reside fora do país. A ordem de Moraes foi enviada ao Twitter/X em 14 de novembro de 2022.
Segundo Musk, a ordem emitida por Moraes carecia de justificativa legal e exigia que as contas de Sacer fossem censuradas em um prazo de apenas duas horas, o que seria, conforme o empresário, uma violação da Constituição Brasileira.
Musk também fez referência a uma reportagem dos jornalistas Glenn Greenwald e Fábio Serapião, publicada na *Folha de S.Paulo*, onde relatam que Moraes teria instruído servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a investigarem cidadãos que protestaram contra ministros do STF durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos.
Davi Sacer, ao que parece, havia compartilhado publicações que mencionavam o evento e incentivavam manifestações contra os ministros. O artigo da *Folha* ainda revela que os assessores de Moraes questionaram se seria “prudente” censurar Sacer, dada sua fama e influência no meio cristão.
Além de Davi Sacer, outros nomes apareceram como alvo das investigações ligadas ao protesto em Nova York, incluindo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o jornalista Allan dos Santos.
Musk também relatou, em postagens feitas na quinta-feira 5, que Moraes teria ordenado o bloqueio de perfis de cidadãos comuns, numa determinação enviada em 9 de março de 2023. Esses perfis pertenciam a pessoas com poucos seguidores, mas que manifestavam apoio à ideologia conservadora em suas redes sociais.
Para Musk, essa ordem seria uma afronta às garantias constitucionais de liberdade de expressão, devido processo legal e proteção de dados pessoais.
- Fonte: Jornal da Cidade Online