Um dos mais conhecidos jornalistas da Globo está na mira de família de traficante
O jornalista Caco Barcellos enfrenta um processo movido por três familiares do traficante Juliano VP, morto em 2003 no presídio Bangu 3. A ação alega que o livro "Abusado – O Dono do Morro Dona Marta", publicado dois meses antes da morte de VP, contém fatos inverídicos ou manipulados sobre a vida do traficante e de seus parentes, sem que eles tivessem oportunidade de se manifestar ou receber direitos pela biografia não autorizada.
A família exige indenização de R$ 100 mil para cada membro, totalizando R$ 400 mil. Além disso, pede que Barcellos faça uma declaração pública, desmentindo o envolvimento dos autores em qualquer atividade criminosa mencionada na obra, sob pena de multa.
Caco Barcellos defendeu seu trabalho, argumentando que o livro se baseia em ampla investigação jornalística. Já a editora Record apontou que os familiares perderam o prazo para questionar a obra, lançada há mais de 20 anos. No entanto, a Justiça considerou que as novas edições publicadas ao longo dos anos renovaram o direito de contestação.
O caso passou por disputas sobre a competência judicial, inicialmente encaminhado para uma Vara Empresarial, mas posteriormente devolvido à Justiça Cível do Rio de Janeiro, que agora segue com o julgamento
Outro livro vem tirando o sono dos "chefões" da Rede Globo, trata-se do polêmico "Dossiê Globo". A obra expõe como, ao longo das décadas, a emissora negligenciou sistematicamente os crimes que ocorriam em seus bastidores e revela escândalos, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas. Trata-se de um verdadeiro arquivo histórico sobre o Grupo Globo. Caso queira conhecer esse livro, clique no link abaixo:
https://realiser.com.br/dossie-globo/Certamente, esse lançamento vai tirar o sono de muita gente....
- Fonte: Jornal da Cidade Online